CINE JAGUATIRICA
Em 2006, uma jaguatirica foi encontrada morta no empreendimento da Usina Hidrelétrica de
Barra Grande (RS|SC). Fotografada por Adriano Becker, a sua imagem ficou registrada como parte do dano à vida gerado na supressão de seis mil hectares de Mata Atlântica, para o enchimento da barragem.
Em 2005, a Justiça foi chamada para impedir o fato, mas acabou por legitimar o maior crime ambiental, previamente anunciado pelas ONGs. Em homenagem à flora e fauna, degradadas por causa da Usina de Barra Grande, se formou o coletivo Jaguatirica, que pretende promover atividades para a valorização dos Direitos Animais e Direitos da Natureza.
O coletivo Jaguatirica é formado por Fernanda Medeiros, professora da PUCRS, diretora executiva do Instituto Piracema; Letícia Albuquerque, professora do CCJ/UFSC; Renata Fortes, advogada ambientalista, pesquisadora do Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD/UFSC) e Rogério Rammê, advogado ambientalista.
O coletivo Jaguatirica promoveu o I Cine-debate Pelos Direitos Animais em 28 de setembro de 2011, no auditório do CCJ/UFSC, com a exibição do filme Terráqueos e debate com a professora Letícia Albuquerque e os advogados Renata Fortes e Cristiano Pacheco.
O II Cine-debate ocorreu em 10 de maio de 2012, no auditório do CCJ/UFSC, com a exibição do documentário “A última hora” , tendo como debatedores os professores Letícia Albuquerque e André Oliveira (CCJ) e o advogado ambientalista e membro do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, Marcelo Pretto Mosmann.
O III Cine-debate exibiu, em 31 de maio de 2012, o filme do diretor Louie Psihoyos, The Cove, a baía da vergonha( Austrália/2009, Oscar de melhor documentário (2010) no auditório do Centro de Ciências Jurídicas(CCJ) da UFSC. Os debatedores foram o professor Javier Vernal, do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, a professora Letícia Albuquerque do CCJ/UFSC e Renata de Mattos Fortes, advogada ambientalista, pesquisadora do Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD/UFSC).
O IV Cine-debate apresentou, em 17 de outubro de 2013, o documentário Planeta Oceano, produção francesa de Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitio, com debate conduzido pelo professor Javier Vernal, do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, pela professora Letícia Albuquerque do CCJ/UFSC e Renata de Mattos Fortes, advogada ambientalista, pesquisadora do Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD/UFSC).