Nota de pesar pelo falecimento do professor Lédio Rosa de Andrade
É com pesar que o Observatório de Justiça Ecológica – OJE/UFSC recebeu, no dia 29/01, a informação do falecimento do professor Lédio Rosa de Andrade, aos 60 anos. Consternamo-nos e nos solidarizamos com os familiares e amigos e com toda a comunidade acadêmica.
Lédio foi professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde formou-se. Além do exercício do magistério, dedicou sua vida à magistratura, inicialmente como juiz e depois como desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, até se aposentar em março de 2018.
Intelectual prolífero e autor de várias obras, Lédio era Doutor em Filosofia Jurídica, Moral e Política, pós-Doutor em Direito pela Universidade de Barcelona. Especialista em Teoria e Análise Econômica. Graduado em Direito e em Psicologia.
Ao longo de toda a sua vida, Lédio destacou-se como um árduo defensor da democracia e da justiça social. Ele também foi um crítico da Justiça e dizia que o aparato judiciário acabava servindo para manter a estrutura de poder e não para fazer a justiça social.