2014

No ano de 2014 foram realizadas 4 oficinas de Direitos Humanos versando sobre os seguintes temas:

OFICINA DE DIREITOS HUMANOS: Meio ambiente e Direitos Humanos

Data: 16 de outubro de 2014

Ministrante: Dra. Eliane Cristina Pinto Moreira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professora do Centro Universitário do Pará, promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Pará e professora da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, amazônia, biossegurança, conhecimento tradicional e recursos genéticos.

OFICINA DE DIREITOS HUMANOS: Tortura e Cultura Policial no Brasil

Data: 21 de agosto de 2014

Ministrante: Dra. Vanessa Chiari Gonçalves

Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998), especialização em Política pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2011), tendo realizado estágio doutoral (2010) junto ao Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Bolonha. Iniciou sua carreira docente em 2001 na Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Exerceu a função de conselheira penitenciária do Estado do Rio Grande do Sul (2003-2007). Atualmente é professora adjunta de direito penal e de criminologia do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Departamento de Ciências Penais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora líder do Núcleo de Pesquisas em Direito Penal e Criminologia da UFRGS/CNPq.

Também será encenada a peça “Pedro e o Capitão”. O projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura por meio do edital Procultura.

OFICINA DE DIREITOS HUMANOS: Normatividade e Direitos Humanos

Data: 18 de setembro de  2014

Ministrante: Jonathan Orozco
Doutorando do PPGFIL/UFSC.