Convidados

 

Palestrantes e debatedores confirmados:

Alexander Welker Biondo


Possui graduação em Medicina Veterinária (1993) e Residência em Laboratório Clínico Veterinário (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Botucatu, Mestrado em Clínica Médica Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), Residência em Patologia Clínica Veterinária (2002), Doutorado em Patologia Clínica Veterinária (2003) pela Universidade de Illinois, EUA e Pós-doutorado em Biologia Molecular na Universidade da California, Davis (2012). Atualmente é Professor Associado I das disciplinas de Zoonoses e Biologia Molecular Aplicada à Patologia Animal e Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná. Professor visitante dos Departamentos de Patobiologia da Universidade de Illinois, EUA (2003) e de Patobiologia Comparada da Universidade de Purdue, EUA (2010). Presidente do Comitê de Atividades Internacionais da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária. Atua também como Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba. Tem experiência na área de Patologia Clínica Veterinária e Biologia Molecular, com ênfase em saúde pública e vigilância ativa de zoonoses, atuando principalmente nos seguintes temas: Hemoplasmas, Tuberculose e Leptospirose. Coordena projetos de extensão na detecção e controle de zoonoses e de populações animais em áreas urbanas.

Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros (PUCRS/UNILASALLE)

Possui Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), tendo realizado Estágio de Doutoramento Sanduiche pela CAPES na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2006-2007). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE (Professora Orientadora do Mestrado em Direito e Sociedade). Professora adjunta da FADERGS.

 

Heron Gordilho (UFBA/MP)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor visitante – Williams College, professor da Universidade Salvador, professor adjunto iv da Universidade Federal da Bahia, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, colaborador do Instituto Abolicionista Animal, membro – World Academy of Art and Science, conselheiro – International Union For Conservation Of Nature And Natural Resources-Sui, professor assistente – Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, professor visitante – Pace University, professor visitante – Pace University, professor visitante – Fordham University – The School of Law, membro fundador da Academia Latino Americana de Direito Ambiental, professor assistente filosofia do direito da Universidade Católica do Salvador, professor de sociologia jurídica da Universidade Católica do Salvador, coordenador de pesquisa da Universidade Católica do Salvador, comitê interistitucional em segurança pública da Universidade Federal da Bahia, professor departamento de direito público da Universidade Federal da Bahia, ppgd-ufba – vice-coordenador adjunto da Universidade Federal da Bahia, membro do colegiado do ppgd da Universidade Federal da Bahia, coordenador do curso de especialização da Universidade Federal da Bahia, promotor de justiça do Ministério Público e coordenador do Ministério Público. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: direito ambiental, direito dos animais, ministério público estadual, direito e direito animal.

José Rubens Morato Leite (UFSC)

Professor Associado IV dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Pós-Doutor pelo Centre of Environmental Law, Macquarie University – Sydney – Austrália; Doutor em Direito Ambiental pela UFSC, com estágio de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; mestre em Direito pela University College London; Membro e Consultor da IUCN – The World Conservation Union – Comission on Environmental Law (Steering Commitee); Presidente do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”; coordenador do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, do CNPq. Publicou e organizou várias obras e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. É membro do Conselho Científico da Revista de Direito Ambiental da Editora Revista dos Tribunais, além de ser sócio-fundador da Aprodab – Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil. Foi tutor do PET/MEC. Bolsista e Consultor Ad Hoc do CNPq e Fapesc. Prêmio Pesquisador Destaque da Universidade Federal de Santa Catarina 2011.

Javier Vernal (UFSC)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad de Buenos Aires (1997), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Bioquímica pela Universidad de Buenos Aires (2002). Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina. Editor da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Júlio Fumo Fernandes (Ministério Publico/SC)

 

 

Leticia Albuquerque (UFSC)

Professora adjunta do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde cp-dirige o Observatório de Justiça Ecológica e o Oirã Grupo de Pesquisa e Extensão em Cooperação Regional. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), especialização em Integração e Mercosul pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), com ênfase em Relações Internacionais e Meio Ambiente. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004-2009) com estágio de doutoramento realizado na Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal (2006), com bolsa de estudos da CAPES.

Marly Winckler (Sociedade Vegetariana)

Maria Helena Machado (OAB/SC)

Coordenadora da Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina.

 

Maria Alice da Silva (UFSC)

Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e Metrado pela mesma instituição (2014). Atualmente é Doutoranda no programa de pós-graduação em filosofia da UFSC com o projeto: DIREITOS LEGAIS PARA OS ANIMAIS NÃO-HUMANOS: Um estudo a partir do positivismo de Hart. E, tutora UFSC no EAD matemática da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Paula Brügger (UFSC)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), especialização em Hidroecologia (1983), mestrado em Educação – “Educação e Ciência” (1993) e doutorado em Ciências Humanas – “Sociedade e Meio Ambiente” – pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra as disciplinas “Biosfera, sustentabilidade e processos produtivos”, “Desenvolvimento, Tecnologia e Meio Ambiente” e “Meio ambiente e desenvolvimento” na graduação, e “Dimensões ecológicas, econômicas e éticas da Sustentabilidade no “Mestrado Profissional em Perícias Ambientais” do “Programa de Pós-Graduação em Ecologia”- CCB/UFSC. É também professora colaboradora no “Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas” – CFH/UFSC. É autora dos livros “Educação ou adestramento ambiental?” e “Amigo Animal – reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas”, além de dezenas de outros artigos sobre a relação humanos-animais. Coordena, em parceria com a UFSC, o projeto “Amigo Animal” junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Paulo Roney (UFSC)

Possui graduação em Direito pela URCAMP(1981), especialista em educação (convênio MEC/OEA), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Pós-doutor pelas Universidades Lusíada de Lisboa e do Porto, Portugal, e pesquisador do Centro de Estudos Jurídicos, Econômicos e Ambientais, da Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal. Pertence à IUCN(Academy of Environmental Law). Integra a Academia Skepsis de Semiologia e Direito. Membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. Foi Presidente da Comissão de Ética Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina e Presidente, no mesmo Conselho, da Câmara Técnica de Impacto Ambiental da Poluição Eletromagnética. Parecerista ad hoc da SBPC) Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do CONPEDI. Fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC. Curso de formação em Psicanálise. Foi vereador e Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio na sua cidade natal. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina, ex-membro consultor da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Federal, Procurador do Estado de Santa Catarina.

Rafael Mendonça 

Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Mestre em Ciência Jurídica (UNIVALI). Presidente do Instituto de Pesquisas Interdisciplinares para a Paz (InterPaz). Professor no curso de Direito da Faculdade Guilherme Guimbala (FGG/ACE). Pesquisa mediação de conflitos, ética, deontologia, direitos dos animais, ética ambiental, ecofeminismo e psicanálise.

Renata Fortes (SEA SHEPHERD)

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do RS, Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Advogada atuante na defesa judicial da fauna e ecossistemas, consultora jurídica de entidades de proteção animal e ambiental e de Municípios sobre Política Pública de Bem-Estar Animal. Integrante do Observatório do Litoral – UFSC, do Coletivo SOMA, ACAPRA e outras entidades socioambientais. Advogada do Instituto Sea Shepherd Brasil.

 

Rogério Portanova (UFSC)

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1983), especialização em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina(1987), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina(1988), doutorado em Sociologie Et Anthropologie Du Politique pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis(1994) e pós-doutorado pela Universidade Lusíada de Lisboa(2012). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Santa Catarina

 

Sônia Felipe

Doutora em Teoria Política e em Filosofia Moral, pela Universidade de Konstanz, Alemanha (1991). Cofundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Violência (UFSC, 1993). Voluntária do Centro de Direitos Humanos da Grande Florianópolis (1997-2000). Autora dos livros, Galactolatria: mau deleite (Ecoânima, Ed. da Autora, 2012); Passaporte para o mundo dos leites veganos (Ecoânima- Ed. da Autora, 2012); Ética e Experimentação Animal – fundamentos abolicionistas (Edufsc, 2007, esgotado); Por uma questão de princípios (Boiteux, 2003, esgotado). Coautora de A violência das mortes por decreto (Edufsc, 1998); O corpo violentado (Edufsc, 1998); Org. de Justiça como Equidade (Insular, 1998, esgotado). Colaboradora nas coletâneas, Instrumento Animal (Canal 6, 2007); Éticas e políticas ambientais (Lisboa, 2004); O utilitarismo em foco (Edufsc, 2007); Filosofia e Direitos Humanos (Editora UFC, 2006); Tendências da ética contemporânea (Vozes, 2000). Autora de dezenas de artigos editados nos sítios: <http://www.pensataanimal.net>;<http://www.cfh.ufsc.br/ethic@>; <www.anda.jor.br> (Coluna Questão de ética). Foi professora, pesquisadora e orientadora na área da Ética Prática, Ética Animal, Bioética Animal e Ética Ambiental, da Graduação em Filosofia e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (1979-2010). Membro Permanente do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Bioethics Institute da Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD), Lisboa. Investigadora e coordenadora do projeto de pesquisa: Feminismo ecoanimalista: contribuições para a superação da violência e discriminação especistas, revisando a literatura sobre defesa de animais e ecossistemas, produzida por mulheres. Membro fundadora da Sociedade Vegana (2010). Pesquisadora das teorias científicas e filosóficas da mente animal.

Tânia Kuhnen (UFSC)

Possui graduação em Filosofia (2004), graduação em Letras-Alemão (2011) e mestrado em Filosofia (2010), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC, tendo realizado estágio de pesquisa na Humboldt Universität zu Berlin (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: fundamentos da ação moral, comunidade moral, ética animal, bioética médica e ambiental e filosofia feminista.

Valdez Venâncio (Policia Ambiental/SC)

Comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Santa Catarina, possui graduação no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar da Trindade SC e graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, com pós graduação em Educação Ambiental (UDESC); Administração de Segurança Pública (UNISUL) e Gestão Estratégica de Segurança Pública (UNISUL). Mestre em Direito (UFSC). Integra o Grupo de Estudos de Direito Ambiental e Ecologia na Sociedade de Risco- GPDA e do Grupo de Estudos de Segurança Pública-PMSC da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na docência em Direito, atua principalmente nas seguintes áreas: direito constitucional; meio ambiente e direito ambiental; gestão de projetos e segurança pública.  Integrante do Conselho Estadual do Meio Ambiente de SC (CONSEMA).